CJB4.png

O COLÉGIO

O Colégio João de Barro foi fundado no ano de 1984 e desde então, nossa equipe pedagógica e administrativa tem como premissa ser referência em educação de qualidade e formação de valores. Oferecendo excelência em ensino na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, caminhamos lado a lado com as famílias e alunos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes dos seus deveres e direitos, capazes de atuar como agentes de mudança, num ambiente participativo e integrador, numa escola reconhecida pelo seu humanismo e valores éticos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Prática Pedagógica que norteia as atividades da Escola é fundamentada na teoria Sociointeracionista. Neste sentido, acredita-se que o planejamento pedagógico ocorre de forma integrada, através de atividades pedagógicas que desenvolvem conceitos dentro de cada conteúdo programático. No modelo pedagógico desenvolvido por Vygotsky, o professor tem o papel de promover avanços dos alunos, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal. Nesse caso o aluno não é apenas o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende com o outro aquilo que seu grupo produz. Em outras palavras, a proposta pedagógica Sociointeracionista trata de uma teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. 

Essa proposta valoriza as atividades em grupo, a linguagem e o relacionamento interpessoal, partindo do pressuposto de que o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual, ressalta a importância da interação do sujeito com o meio em que vive. Nessa teoria, o sujeito é aquele que forma o conhecimento através da interação com outras pessoas, durante o processo histórico, cultural e social pelo qual passa em sua vida. Por isso, a aplicação do Sociointeracionista é importante desde cedo, já que o ponto inicial do conhecimento que é levado para a vida surge na infância. 

 

IMG_9421.jpg
WhatsApp Image 2021-06-24 at 20.18.37.jpeg

O melhor da educação!!